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Mensagem  Admin Qua Jan 09, 2008 10:54 am

Topico Basico sobre RPG

O que é RPG...?


Conceitos básicos sobre Role Playing Game

Role Playing Game - Jogo de Interpretação de Papéis - mais conhecido pela sigla RPG,
consiste na união do conceito de teatro com as regras de um jogo, onde
temos a interpretação de personagens ficcionais controlados pelo seu
respectivo jogador.



No teatro, os atores decoram seu script -
conjunto de ações, gestos, falas... - e interpretam personagens de
ficção, seguindo o enredo pré-definido pelo autor. Em um jogo, as
pessoas tomam decisões limitadas pelas regras, para ultrapassar
desafios, ser melhor do que seus adversários e vencer o jogo. Quando se
une o que há de melhor nesses dois universos, temos o RPG.

Uma partida de RPG
consiste, basicamente, em um grupo de pessoas, onde uma delas assumirá
o papel de "narrador" - algumas pessoas ainda usam o termo "mestre" - e
os demais, serão os jogadores. Para enriquecer a partida, adicione
livros de algum sistema de sua preferência, pois sem regras o narrador
não irá convencer os jogadores dos rumos tomados pela história.

Antes da partida, o narrador deverá orientar os jogadores - sempre
seguindo as regras do sistema escolhido - para preencher a ficha do
personagem. Nela encontramos informações essenciais como por exemplo,
força, resistência, inteligência, detalhes sobre a personalidade,
perícias, entre outros. Todos os jogadores já possuem seus
personagens...? Então é hora do narrador contar uma introdução sobre a
aventura, para conscientizar os jogadores sobre o que aconteceu até
alí, e finalmente dar à eles, um objetivo básico que irá desencadear o
início da aventura.

Os acontecimentos vão sendo narrados, os jogadores seguem imaginando
tudo o que acontece. E quando um personagem precisa tomar uma
atitude...? O jogador em questão diz ao narrador o que pretende fazer,
é analisado se esta atitude é viável - baseado na ficha do personagem -
e em seguida, são jogados dados. Dependendo do valor obtido, o ato é
realizado com sucesso ou não.

Os dados são peças fundamentais em um RPG,
e eles não se limitam nos dados de 6 lados tradicionais. Existe uma
variedade, alguns mais raros e usados apenas por determinados sistemas,
e podem ser chamados pela letra "D" seguida pela quantidade de lados.
Assim, teremos para o dado de 8 lados, o nome D8 assim como para o dado de 12 lados, o nome D12.

Para não limitar a quantidade de personagens ao número de jogadores, é
comum haver muitos personagens controlados pelo narrador. São
conhecidos como NPC - sigla de Non-Player Character.
Eles servem para enriquecer a história, dando informações úteis aos
personagens ou para atrapalhar a vida deles, servindo de adversários.

Cada sessão de RPG
é uma experiência única. É impossível o narrador ter controle total da
história, pois nunca se sabe o que os jogadores irão decidir diante das
adversidades criadas no decorrer do caminho. Após certos eventos, o
narrador irá distribuir pontos de experiência para os personagens -
baseado nas regras do sistema - permitindo que eles evoluam seus
atributos, tornando a partida ainda mais interessante.



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Mensagem  Admin Qua Jan 09, 2008 10:55 am

Como se ganha o jogo...?


Se é um jogo, precisa haver um vencedor, certo...? Não, na verdade não...

A resposta não é simples para os novatos compreenderem, mas uma boa partida de RPG
não existe esse tipo de competição. Geralmente os jogadores são unidos
em nome de um objetivo em comum, e seus adversários são personagens
controlados pelo narrador, os já mencionados NPCs. É válido esclarecer que o narrador não está contra os jogadores só porque controla os NPCs
adversários. Caso um narrador resolva terminar a partida, basta ele
assim desejar e criar uma situação que nem mesmo o mais forte e
experiente dos jogadores poderá se safar e... fim de jogo. Um bom
narrador saberá dosar o nível de desafio com a diversão.

Obviamente, quando os jogadores e o narrador não possuem muito tempo
livre para jogar, resumem drasticamente as regras e quase não
desenvolvem uma história. Nesses jogos mais rápidos, é comum que o
narrador coloque os personagens, uns contra os outros, assim o jogo
termina rapidamente quando alguém vence a batalha. Alguns dos jogadores
mais clássicos não enxergam essa "modalidade" com bons olhos, uma vez
que se perde grande parte da essência da interpretação e fantasia.

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Mensagem  Admin Qua Jan 09, 2008 10:56 am

Quais as outras formas de se jogar RPG...?


Já que é algo tão amplo, é claro que existe variações da sua prática


Se o RPG

de mesa - narrador, jogadores, livros, regras e dados - é o equilíbrio
entre o teatro e os jogos de regras, as variações surgem quando tal
mistura ganha mais influência de alguma das partes.[/b]



Pegue o RPG.
Agora adicione à ele mais interpretação e reduza a importância das
regras, trazendo ele para mais próximo do teatro. Assim teremos os Live Actions -
em bom português, "Ação ao Vivo". Cada jogador representa seu
personagem exatamente como um ator o representaria, incluindo possíveis
roupas e acessórios para enriquecer o ato teatral. Como geralmente um Live Action se
parece mais com uma festa à fantasia, eles são realizados em lugares
mais reservados, distantes do público. Além disso, esses eventos
realmente se parecem com uma festa, pois como o trabalho do narrador
chega a ficar mais simples - lembre-se, as regras são mais simples - é
comum ter um grande número de jogadores e mais do que um narrador - Uma
medida boa, é um narrador para cada 10 ou 20 jogadores. Para aumentar
ainda mais o dinamismo do Live Action, os dados do RPG
de mesa são substituídos por cartas de baralho, par ou ímpar,
pedra-papel-tesoura, ou qualquer outra maneira rápida de decidir o
sucesso de uma ação. Pra finalizar, um Live Action
possui uma regra muito importante: o toque é proibido. O toque é
narrado, pois tocar seu adversário de verdade pode gerar brigas - um
jogador mais exaltado poderia aplicar força e machucar de verdade seu
adversário.

Agora pegue o RPG novamente mas adicione desta vez, mais e mais regras e reduza a interpretação. Assim teremos os RPGs Eletrônicos, sejam eles de videogame ou computador. A base inicial dos RPGs Eletrônicos foi inspirada no sistema D20,
de Dungeons & Dragons, onde temos atributos como HP, MP, Level,
experiência, entre outros. Quando dizemos pra reduzir a interpretação,
na verdade por parte do jogador, ela é praticamente nula se limitando à
tomadas de decisão. A interpretação se resume ao personagem, com
atitudes previamente programadas. Alguns jogadores mais clássicos não
aceitam o RPG Eletrônico como forma de RPG,
por não haver interpretação, porém é uma forma fácil de começar a se
acostumar com este universo, pois não é preciso conciliar tempo livre
de um grupo inteiro de jogadores.

Se adicionarmos estratégia à esta fórmula chegaremos no RTS,
sigla para Real Time Strategy. Esses jogos são facilmente reconhecidos
pela fórmula: coleta recursos, constrói uma cidade, prepara um exército
e parte para o ataque. A maioria das pessoas julga este derivado do RPG como
algo mais limitado, mas é necessário compreender que o foco aqui é
outro. Também podemos ter aqui atributos básicos como por exemplo, HP,
MP, Level, e uma história de fundo para dar o clima à aventura.

Se alguém levar o RPG Eletrônico para a internet, e permitir que vários jogadores coexistam em mesmo mundo, teremos o MMORPG, sigla de Massive Multiplayer Online Role Playing Game - ou de algumas variantes, como Multi Massive Online Role Playing Game
por exemplo - um formato de sucesso que movimenta milhões de dólares
pelo mundo afora. Nele não existe um herói ou grupo de heróis
principais como nas outras formas de RPG, pois aqui
todos são igualmente importantes, sendo diferenciados no máximo em uma
hierarquia sobre o level e experiência - adquiridos no decorrer do
jogo. Geralmente jogadores com level alto podem criar uma guilda - ou
clã - onde abrigará jogadores novatos sob sua proteção


Última edição por em Qua Jan 09, 2008 10:59 am, editado 1 vez(es)

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Mensagem  Admin Qua Jan 09, 2008 10:57 am


Até aqui tudo bem... o RPG possui alguma contra-indicação.?..

Como tudo na vida, jogar RPG exige uma dose de responsabilidade e bom senso!

É comum encontrar - principalmente espalhados na internet - grupos contra o RPG.
Eles ganham força quando pessoas de mente fraca - que não possuem a habilidade básica de distinguir
a realidade da ficção - resolvem se meter em encrencas sérias.

O que esses grupos não levam em consideração, que o problema não é o RPG e sim o
indivíduo em questão. Nunca no mundo, em nenhuma outra época, foi possível ter acesso à tanta
informação, tão rápido. Algumas pessoas não conseguem assimilar isso, e quando se apegam em algo,
ela cria o fanatismo por aquilo na tentativa de deixar sua vida mais interessante - ou talvez, usar essa
influência para fugir da sua própria realidade.

Seja fanatismo por futebol, fanatismo por alguma personalidade da tv ou da música, ou fanatismo por RPG.
Não importa. Fanatismo é algo perigoso e pessoas podem morrer por causa dele!

Baseado nisso, como tudo e qualquer coisa - absolutamente qualquer
coisa - que você vai fazer na sua vida, faça com responsabilidade e bom
senso.

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Mensagem  Admin Qua Jan 09, 2008 11:03 am

///
/// Creditos à RPG Online.com.br
/// Link: http://rpgonline.com.br/o_que_e_rpg.asp
///

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